segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Bife de panela



Post reeditado em 20/03/2019.

Minha mãe tem na casa dela uma forma de colocar em cima do fogão que se chama "forma fulgor", que nada mais é do que uma forma redonda, com tampa e uns furinhos em cima para sair o vapor. Bem parecida com essa aqui da foto.


A forma serve para muitas coisas, mas em casa acho que só vi duas receitas saírem dela (pelo menos que eu me lembre): batata gratinada e o bife feito com pimentões, tomates e cebolas que é muito, mas muito bom.

Eis que um dia eu tinha na geladeira, bifes já temperados, cebola, meio pimentão verde, meio pimentão vermelho, cebola e tive a ideia de fazer a receita em panela normal mesmo, e chamar o famoso bife a fulgor da minha mãe, de bife de panela.


Você pode fazer em uma caçarola ou em uma panela elétrica. Das duas formas dá super certinho. O importante é escolher carne macia, como alcatra, coxão mole ou contra filé, assim você garante que o tempo de cozimento será suficiente para deixar a carne molinha sem precisar de muito tempo no fogo.

Ingredientes:

- 8 bifes (usei alcatra)
- tempero caseiro ou sal a gosto
- 1 colher chá de chimichurri ou orégano
- 2 colheres sopa de vinagre
- 2 tomates sem semente fatiados (em rodelas ou pétalas)
- 1 cebola grande fatiada
- 1 pimentão (você pode usar de qualquer cor ou mesclar as cores) em tiras grossas
- cheiro-verde a gosto
- sal e pimenta do reino a gosto

- água se necessário

Preparo:


- Tempere os bifes com tempero caseiro ou sal, o chimichurri ou orégano e o vinagre. Reserve;
- Em uma panela coloque um fio de azeite;
- Se a sua panela for pequena, organize em camadas: um pouco de bife, uma parte dos pimentões, uma parte das cebolas e uma parte dos tomates, tempere com um pouco de sal e pimenta do reino e comece uma nova camada;
- Tampe a panela e deixe em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos. Se necessário, adicione água aos poucos para que não queime nada no fundo da panela;
- Assim que a carne estiver macia, desligue o fogo e finalize com bastante cheiro-verde. 

Rendimento: serve até 3 pessoas
Tempo de preparo: 45 minutos
Grau de dificuldade: Fácil

Esse é um ótimo prato para quem está começando a cozinhar e tem medo de se aventurar a fazer algo diferente com um bife por conta de perder o ponto da carne, por exemplo. Aqui, queremos uma carne bem macia e ponto. É só ir adicionando água e deixar que o fogo faça seu papel, e não vai ficar seco, porque os legumes vão dar a suculência perfeita para seu prato! 

Espero que tenham gostado desta sugestão!
Beijos,
Fla
Foto do post original em 16/02/2009.

2 comentários:

  1. Obrigada por visitar meu blog.
    Não pude deixar de espiar suas receitinhas...Já que estou de dieta..alimento meus olhos com o colorido dos seus pratos..hummm
    beijos

    dani

    ResponderExcluir
  2. Eu faço na panela de pressão, é super rápido, os vegetais viram um molho delicioso e o bife fica molinho que quase desmancha... mto bom!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.