quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Alguém aí se lembra?

Minha mãe sempre teve vários cadernos de receita. Alguns eu trouxe pra casa quando me casei, porque digamos assim, mamãe já não tem a mesma paciência que tinha antigamente para cozinhar. Mas isso não significa que ela desaprendeu. Muito pelo contrário, pois continua cozinhando cada vez melhor (apesar de ela sempre dizer o contrário).

Eu gostaria muito de ter herdado os cadernos de receitas das minhas avós. Mas eu era muito pequena quando elas se foram e nem me interessava pela culinária. Hoje, fico pensando, nas tantas gostosuras que eu provavelmente encontraria por lá.

Dos cardeninhos da minha mãe que sobraram, alguns são realmente do túnel do tempo. Este por exemplo, é um calendário da Maizena de 1980. Ela tem outros, e eu vou mostrar aqui com certeza pra vocês. Por isso abri um novo marcador: "Coleção de receitas". Porque a ideia (ai que estranho tirar o acento da ideia...rs), era realmente a pessoa colecionar estes calendários e as receitinhas que nele estavam.

Este por exemplo, tem duas que em casa nós amamos! O bolo de cebola, receita que não pode faltar no meu aniversário e que é ridícula de fazer de tão fácil, e o biscoito da titia. Espero que fique legível, mas caso alguém queira fazer e tenha dificuldade em ler a receita, me escreve que eu mando. (para aumentar a foto é só clicar nela)






Ah claro, e você, tem alguma dessas pérolas guardadinhas em casa? Quer compartilhar conosco? Então envie um email para fla.artenacozinha@gmail.com e envie uma foto e conte a história do seu caderno ou publicação de receita. Vale até receitinha que ficava atrás da lata de creme de leite hein...rs.

Beijos a todos,
Fla.

45 comentários:

  1. Nós não temos tesouros dessa Fla :D
    Esse de 1980 é mais velho q eu! eh eh eh eh eh
    Gostava de ver esse tipo de livrinhos, deve ser uma riqueza :D
    Beijinhos Fla *.*

    ResponderExcluir
  2. Fla, bolo de cebola?? fiquei muito curiosa com o sabor.. quando fazes e colocas para vermos?? :D:D
    Esses livros são mesmo raridades..esse deve ter receitas fantásticas ;)
    beijocas (*.*)

    ResponderExcluir
  3. Oioi. Bem...tens aí umas preciosidades. Eu não me lembro disso mas também sou de 1988 :) Mas a minha mãe costumava sempre ter maizena em casa. Beijao grande

    ResponderExcluir
  4. OI Flávia,
    Eu tenho certeza que não lembro hahahahah!!!!
    bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  5. Muitas vezes as receitas mais antigas são sem dúvida as melhores!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o momento "Vintage" Fla, mas eu infelizmente só tenho o Livro da Dona Benta que particularmente só serve de peso de papel aqui em casa (nunca nem abri)...kkkkk

    ResponderExcluir
  7. Oi,Flá! Desculpe os acentos, mas eu sou do "contra" e pra mim essa tal reforma não vai pegar nunca.
    As receitas antigas são tão legais, né? Tive a sorte de herdar da minha avó italianíssima alguns dos cadernos dela, tem um escrito a nanquim, você imagina isso? Com aquelas letras desenhadas...Ah, quanta saudade do capricho da minha nona!!
    Adorei a idéia (com acento, please!) e vou ficar de olho...
    Uma semana iluminada!

    ResponderExcluir
  8. Flá minha mãe tem uma caixa gigante com receitas antigas!
    Vou tirar uma foto e te mandar. Esses dias estava arrumando.
    Para você ter uma ideia da antiguidade tem uma apostila do SENAC de um curso que meu pai fez na década de 70. Acredita?
    Eu adoro aquelas receitas, qualquer dia sumo com elas pra minha casa.
    =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Sabe que olhando essas fotos, lembrei de uns folhetos que tenho! Desde que eu era pequena, minha mãe escrevia cartas para as grandes marcas solicitando livrinhos de receitas, e todas mandavam....hoje tenho uma coleção boa com receitas bem legais....sabe que atualmente tb dá pra fazer isso? só que via email! No passado eles mandavam materiais bem legais e mais elaborados, hoje é mais pobrinho, mesmo assim tem bastante coisa legal!

    ResponderExcluir
  10. Minha mãe tb tem um monte de receitas perdidas pela casa... Estes dias ela me deu algumas revistinhas bacanas. Estas receitas antigas eram do tempo em que ninguém se preocupava em ser light, tem bastante manteiga, banha, etc... e são deliciosas. Se eu encontrar alguma bacana eu te mando, ok?

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Flá. Que ideia(estranho mesmo) bacana. Tenho em casa algumas relíquias que mandarei as fotos para você. Gostei muito mesmo . Parabéns. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. logico que lembro sim..e tenho em casa alguns desses exemplares maravilhoso..e amo todos..amei vêr aqui no seu blog..tem receitas incriveis..bjus

    ResponderExcluir
  13. Querida Fla...minha amiga alma gemea...acredita que eu tenho as duas edições guardadinhas da minha mãe? Calma ai...tenho apenas 38 anos e me acho super hiper jovem...não vem falando que nem minha sobrinha "tia velha"...que fico muito brava hahahhaa...voltando...sabe qual bolacha que até hoje curtimos na familia toda? Isso mesmo a bolacha Titia...mandei hoje mesmo o meu marido comprar dois pacotes de "maizena" para fazer as benditas...acredita nisso Fla? Super coincidencia...o fato é que adoramos as bolachinhas, e os meus pimpolhos adoram mexer na massa para usar os moldes variados para cortá-los...gente isso me faz lembrar há quanto tempo fazemos a bolacha Titia...super confor food...vou mandar um recado para o pessoal da "Maizena" e ver se ganho um prêmio.Adoro receitas...vou guardando um monte...tenho várias desde a minha época de mocinha heheheh pois sempre gostei de cozinhar, um dia se aparecer em Ctba amiga vou te mostrar como é o espaço cafofo das minhas receitas, são várias que o meu marido chega a brigar comigo...
    beijos e adorei lembrar deste momento cheio de coincidências...
    Paula

    ResponderExcluir
  14. Flá, o que é isto???Vc.só evoca lembranças da minha infância..rs. A minha avó tem o livro de receitas da União, pode???? A minha mãe não tem muita coisa, pq.ela nunca foi fã da cozinha, mas digamos que ela tinha uma filha que vivia escrevendo para a CICA (hoje FUGINI, é isto?), para a Hellman's pedindo receitas. Acho que eu tinhas uns 10 anos. Estes livros ela ainda os guarda. Agora, este da União é relíquia, vou falar com a minha avó agora! Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Obaaa...eu tenho

    eu tenho...vou procurar e te mando!!!
    Que ideia legal...adorei!!!
    Bjinhus!!!

    ResponderExcluir
  16. Fla, quero a receita do bolo de cebola. MInha cunhada faz uma torta de cebola sempre no Natal que é uma delícia ! :D

    ResponderExcluir
  17. Os biscoitos da titia são feitos pelo meu filho,hoje com 24...Adorei rever os livretos!!!Bjs

    ResponderExcluir
  18. Meninaaaaaaaaaaa isso vale ouro, estava até vendo um dia desses uma postagem no orkut.
    Bjss

    ResponderExcluir
  19. Eu lembro sim...minha mãe tinha eu adorava ficar folheando...hehehe
    Beijinhos
    Otima quinta feira

    ResponderExcluir
  20. Menina, adorei o seu blog. As receitas são maravilhosas. Quando puder, dá uma passadinha lá no meu: www.nossacozinhadani.blogspot.com. Já estou te seguindo. Beijos

    ResponderExcluir
  21. Ei Fla, adoro esses tesouros de família! Minha vó me deu alguns livrinhos e vou tirar foto e te mandar. Depois coloca a receitinha dessas duas delícias p gente tá? bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Não me lembro! Tmb queria ter receitinhas das minhas avós, até pq meu pai fica falandu de alguns biscoitos e bolinhos que ele tem mtu vontade de comer e eu não seu fazer :( Bjo

    ResponderExcluir
  23. oi flavia tava fuçando seu blog e vi o livros de maizena.
    Eu tenho uns antigos tambem,tem uma receita de torta de banana que e divina.
    abrço

    ResponderExcluir
  24. Puxa Flavinha que legal, amei! Eu já tinha registrado sua informação lá minha receita do Bolo de Cebola das Rainhas. Vou te pedir licença e copiar as 2 imagens e colocar lá também, claro que explicando que o Calendário é seu. Aquele Biscotinho da Titia aparece em tudo quanto é revista! Leva coco e Maizena... Que legal... Ah, não recebi a receita, se recebi eu devo ter feito alguma beiteira que a caixa de e-mails está tão lotada, que estou em apuros para responder... Beijao da Pri

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho alguns tesourinhos, e em ver este daí me deu uma vontade enorme de sair correndo e remexer em minhas gavetas!
    Abração

    ResponderExcluir
  26. Há tempos venho com a ideia de fazer um post mostrando meu cantinho de receitas. Seu post só me fez recordar e fiquei ainda mais motivada. Tenho um calendário desses da Maizena também...
    Ótima ideia!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  27. Ai... que saudade.....
    Ver essas fotos me fez voltar ao passado.
    Minha mãe tinha os calendários da Maizena, e eu, que era bem pequena e ainda não sabia ler direito, já adorava ficar vendo as receitas.
    E pedia para ela fazer todas..rs..
    Depois, já adolescente, eu mesma fiz algumas (adorava os "Biscoitos da Titia").
    Hoje, depois de algumas mudanças de endereço, as receitas acabaram se perdendo.
    Gostaria muito de conseguir recuperar as receitas, não só deste calendário, mas também dos outros que ela tinha (1976 e 1981, se não me engano).
    Sem dúvida, eram receitas ótimas e a Maizena deveria continuar publicando os calendários.

    ResponderExcluir
  28. Ai... que saudade.....
    Ver essas fotos me fez voltar ao passado.
    Minha mãe tinha os calendários da Maizena, e eu, que era bem pequena e ainda não sabia ler direito, já adorava ficar vendo as receitas.
    E pedia para ela fazer todas..rs..
    Depois, já adolescente, eu mesma fiz algumas (adorava os "Biscoitos da Titia").
    Hoje, depois de algumas mudanças de endereço, as receitas acabaram se perdendo.
    Gostaria muito de conseguir recuperar as receitas, não só deste calendário, mas também dos outros que ela tinha (1976 e 1981, se não me engano).
    Sem dúvida, eram receitas ótimas e a Maizena deveria continuar publicando os calendários.

    ResponderExcluir
  29. Amo esses livros de receitas podia colocar todas essas receitas pra gente.Tenho vários livrinhos escrevo para todas as marcas e peço mandam livros lindos,essa semana recebi da perdigão,itambé,nestlé e sazón.Você já pediu do sazón se não corri pra pedir já recebi os 2 deste ano,em Janeiro tem o novo.Da perdigão pode pedir de 3 em 3 meses.Já liguei e pedi de novo agora vão mandar de natal em Janeiro tem um lindo calendário com receitas maravilhosas é só pedir.Adoro são lindos.

    ResponderExcluir
  30. ai meu!!!!! meu pai tem o calendario de 1981 ;e 1982 demais ;hen!!!!

    ResponderExcluir
  31. ai meu!!!!! meu pai tem o calendario de 1981 ;e 1982 demais ;hen!!!!

    ResponderExcluir
  32. ai meu!!!!! meu pai tem o calendario de 1981 ;e 1982 demais ;hen!!!!

    ResponderExcluir
  33. eu achei uma maravilha encontrar este blog ,estava procurando pela receita da torta salgada que consta neste calendário, voce tem ela, poderia postar,agradeceria.

    ResponderExcluir
  34. olá flavia por coiscidencia,ou o destino sei la sempre adorei esses biscoitinhos como trabalho na area da alimentação e gostar muito de cozinhar um dia pedi a uma amiga algums rceitas e agora vi ai no seu blog pra ela é um verdadeiro tesaouro pois eram da mãe dela que ja se foi ai usei rapidinho e devolvi e ai os biscoitinhos era exatamente no dia em que eu naci faço muito para meus filhos e todos os eventos que eu vou as pessoas me perguntam se vai ter biscoitinhos da titia beijos pravc e adorei dividir a minha historia com vc tudo de bom...

    ResponderExcluir
  35. Oi Néia, tudo bem?
    Olha, encontramos mais uma coincidência, porque minha mãe também se chama Néia!
    Muito legal saber tua história viu.
    Obrigada pela visita e volte sempre!
    Bjs

    ResponderExcluir
  36. Que máximo esses livrinhos tenho vários adoro colecionar.Escrevi pra maizena pedindo que voltem a publicar esses livrinhos só da maizena.

    ResponderExcluir
  37. Adoro esses livrinhos também peço,a amafil esta com novo livrinho é só mandar 10 códigos de barra o endereço tem no site deles.Os livros amafil são lindos já tenho 3.

    ResponderExcluir
  38. Adoro esses livrinhos peço sempre,fiz esses biscoitos da titia são deliciosos.Obrigada.

    ResponderExcluir
  39. Fla que legal adoro livrinhos de receitas peço todas as marcas.Escrevi pra maizena e dei a sugestão que voltem publicar esses calendários maizena disseram que se tiver vários pedidos melhor ainda,então quem puder pedi também,pois quanto mais pedidos mais rápido atenderão.

    ResponderExcluir
  40. Adoro esses livrinhos,já escrevi pra Maizena pedindo que voltem com os calendários Maizena.

    ResponderExcluir
  41. Nossa, vc não imagina a saudade que temos aqui em casa desse livro de receitas, em especial dos biscoitinhos da titia! O livreto se perdeu no tempo e, desde então, tentamos sem nunca acertar a receita! Muito obrigada por nos proporcionar reviver esses momentos...

    ResponderExcluir
  42. Nossa, adorei ver de novo a receita dos "biscoitos da titia"!! Minha mãe fazia sempre. Sessão nostalgia, muito legal!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário!
O mesmo estará disponível após liberação.